Método de tratamento psicológico, que origina uma terapêutica baseada na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta (receptor).
O recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo, facilita a comunicação, o ensaio de relações e reorganização dos objectos internos, a expressão emocional, o conhecimento interno, libertando a capacidade de pensar e a criatividade.
O objecto de arte não interessa pelo seu valor estético, mas sim pelo seu valor como intermediário da expressão, como veículo de elaboração e como ensaio do processo criativo.
Na Arte Terapia estimula-se o uso da criatividade, como meio de entendimento do próprio e dos outros e na resolução da problemática existencial.
O imaginário é fundamental em Arte Terapia:
a) Para aceder a pensamentos, sentimentos, memórias, aspectos da personalidade e do Eu;
b) Para uma intensa/ profunda compreensão do sentimento ou situação;
c) Para desenvolver a capacidade de ver e agir através de opções criativas, evitando o recurso a uma cognição prematura e limitada.
Esta terapia permite também a mobilização de pulsões reprimidas, facilitando assim uma vida psicológica livre. Imagens de transformação e mudança, representadas nas criações artísticas, dão expressão à função reparadora, no decurso do processo terapêutico.