Bioenergética

Bioenergética


São abordados os problemas psicológicos através uma combinação integrada do trabalho com o corpo e com a mente. Parte-se do princípio que os conflitos e os traumas que acontecem na infância influenciam e afectam a auto-percepção adulta, as atitudes e os comportamentos, comprometendo a qualidade da vida relacional do indivíduo.
Os analistas, focalizam a sua atenção nos padrões musculares do corpo do paciente e na relação com o movimento, a respiração, a postura e a expressão emocional. Toda a expressão física do corpo tem significado: a qualidade de um aperto de mãos, a postura corporal, a expressão do olhar, o tom de voz, o modo como anda, a coloração da pele do ponto de vista de uma maior ou menor irrigação sanguínea, a quantidade de energia disponível e sua qualidade são alguns dos pólos de atenção.
O Paciente é iniciado na prática de exercícios de complexidade crescente, em que se incluem as expressões físicas e emocionais, que o ajudarão a vivenciar no presente os padrões de bloqueio do seu corpo. O psicoterapeuta trabalha com o paciente de forma a ir relaxando e libertando as tensões e a recuperar alguns dos sentimentos que estas reprimiram durante a infância e continuam a reprimir na sua vida adulta. À medida que a memória do corpo é desperta, o paciente vai compreender progressivamente como e porquê se desenvolveu o seu padrão de tensões musculares crónicas e como estas defesas, que são um estorvo na sua vida presente e que já não têm qualquer serventia senão excepcionalmente, lhe permitiram, afinal, sobreviver na infância num ambiente de desprotecção ou de pouco suporte ao seu ser.
No percurso psicoterapêutico, irão dissolver-se pouco a pouco as antigas e ineficazes tensões musculares crónicas que bloqueiam a conexão do corpo, o prazer, a espontaneidade e a alegria. Através da libertação física e emocional proporcionada pelo trabalho corporal e pela experiência de uma saudável relação de confiança e de suporte com o psicoterapeuta, o paciente aprende uma nova e satisfatória maneira de se relacionar consigo próprio e com os outros.
No contexto dos fundamentos teóricos e teórico-práticos da Análise Bioenergética, a descoberta do padrão de tensões e da respectiva ligação com o tipo de personalidade permite o estabelecimento de uma estrutura potencial para o trabalho a realizar no percurso psicoterapêutico do paciente.

 

© copyright Psiderme. Todos os direitos reservados. Produzido por annadesign.